quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Subaru e Cosworth o retorno ao WRC?

Subaru E Cosworth Parcerias para 1.6 litros Turbo WRC?



Tanto a Cosworth e Subaru são marcas rica em história de corrida. Este ano, viu o retorno da Cosworth para a Fórmula 1, e 2012 pode ainda ver de volta em Subaru WRC , graças a uma parceria entre as duas empresas. O motivo? Uma chance na FIA regulamentos para WRC e WTCC, que poderia ver um conjunto projetado de 1,6 litros turbo do motor Boxer.
A medida, já prevista para a próxima temporada do WRC baseado nas regras do Super2000, corresponderia a progressão do mercado japonês em direção a menores, os motores mais ecológicos, o que poderia tornar um caso justificável para Subaru para re-introduzir o esporte onde floresceu uma vez. Devido ao WTCC e regras de homologação WRC, o motor teria que ser construído em, pelo menos, alguns veículos de produção. Isso não significa, necessariamente, os EUA seriam incluídos, no entanto.
Como foi afirmando pelo marketing da Subaru a especulação de retorno ao WRC antes das mudanças previstas, informando que a marca já fez o seu papel mostrando ao mundo do que é capaz nas ruas e no WRC. Agora com as novas regras para um mundo melhor, caberia que nem uma luva essa motivo para que a marca retorne e mostre o que é capaz.
Ainda não está claro se os menores powerplant - que é em si ainda pouco mais que conjeturas - seriam ranhura em um WRX ou até mesmo um STI para fins de competição e de produção, ou encontrar uma saída em um carro menor - talvez até mesmo um tudo- wheel drive-versão do Subaru-branded FT-86, caso venha a vir a realidade, embora a expectativa é que ele usará a plataforma do Impreza. Talvez até mesmo o recém-renascido sedan WRX STI .
Potência de um motor desse tipo poderia ser bem para os 250 cavalos de potência ou maior escala, se desejar, com a versão de corrida colocando para fora ainda mais.  O motor Subaru de excelente histórico de Boxers turbo, quase tudo é possível, junto com a destreza da Cosworth. Sabemos que foi lançado 100 unidades do impreza com uma apimentada da Cosworth numa edição limitada.
Estamos na espectativa e animados com o possível retorno da Subaru para sua origem voando baixo na neve, cascalho, asfalto, saltos e jogando cascalho para tudo que é lado.

INFORMATIVO VELOCIDADE NA TERRA

Neste final de semana teremos a 6° Etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra (CPVT) em São José dos Pinhais no autodromo Afonso Pena no distrito de San Marco


A programação completa no site www.velocidadenaterra.com.br

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Após um período de recesso....

Enfim voltamos após um período de recesso....




Estamos novamente no AR!

Site saindo do forno!!!!

Exatamente, estamos com o site saindo do forno, porém como falta habilidades neste mundo vasto da web, estou meio perdido em como configurar e deixar como eu queira.


Mas em poucos dias garanto á todos o site por inteiro com muitas novidades des de:


- Automobilismo 
- Automobilismo virtual
- Sobre a equipe
- E-shop com grandes marcas
E o melhor de tudo que a 555 racing está com parceria com desenvolvedores de projetos e produtos!
Em breve produtos exclusivos 555 Racing.


O site esta no ar! sem muito atrativo, vou lançando up aqui no blog e no twitter.


www.555racing.com.br

terça-feira, 31 de maio de 2011

Apresentação para T2/2011 Liga VPG - BMW 320 SI Speed 555 Racing

Apresentação oficial:



O carro que a equipe vai utilizar na 2a Temporada da liga VPG. A categoria é a mais disputada dentro e fora contando com lista de espera para inscrição.
Na temporada passada o piloto competiu com outra equipe e com o fiat Línea em adaptação na nova categoria que estreou neste ano. Com alguns resultados expressivos no meio grandes pilotos com vasta experiência de automobilismo virtual e da liga. Animado com o novo carro e nova equipe, promete não só na Speed e na Light (breve apresentação) na liga VPG. 
Essa animação não para por aí, estará estreando na liga BRSD na categoria Touring V6 com o Mitsubishi Evolution X (breve apresentação).  
A vida do atual campeão da categoria  Speed não terá mais sossego, contando com 15 pilotos com experiência na categoria, acertos mais precisos com os novos carros e um grid recheado com 35 carros. Essa temporada da categoria promete com muitas emoções e grandes disputas.

Maiores informações:

Ligas:
www.ligavpg.com.br
www.brasilsimdrivers.com.br
Transmissões:
www.racebrasil.com.br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Piloto polonês ensinando a esposa a navegar

Deu a louca no piloto Polonês, um dos melhores de seu país. Não sei o motivo e o porque o cara ficou louco, deu para entender que ela "cantava" baixo de mais e ao mesmo tempo atrasada em cima da referência.... mas é engraçado mais parece marido e mulher numa prova de rali.....






Engraçado que ele exigia mais rápido as cantadas.... hahahaha esse vai apanhar com o rolo de macarrão da esposa!

RECORDANDO - SERIA UMA ÓTIMA PROPAGANDA PARA A MARCA SUBARU

Piloto capota em rali, desvira o carro e segue para a vitória








O piloto de rali Patrick Richard capotou seu Subaru no Rallye Baie Chaleurs, prova do campeonato canadense de rali, saiu heroicamente de seu carro  com o navegador ainda preso dentro, pôs o Impreza de volta à pista e continuou para vencer o rali, com as peças penduradas ao carro e balançando ao sabor do vento.
Essa não é a melhor propaganda de Subaru que você já viu?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Férias

Após um longo período de férias estaremos retornando com nossas atividades e claro a de todos nós tudo sobre o automobilismo em geral com suas particularidades......


Após carnaval o ano promete com muitas provas e grandes emoções!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

WRC: SERÁ O FIM DO SUPER RALLY?

Jean Todt se mostrou desfavorável à regra do super-rali, que permite que pilotos que abandonem as especiais do WRC retornem à prova. Mas o presidente da FIA deve enfrentar oposição tanto do público quanto das equipes.

Uma das regras mais polêmicas do WRC está com os dias contados. Jean Todt, presidente da FIA, defendeu a abolição do super-rali, que permite aos pilotos que deixam as especiais das provas do Mundial de Rali antes do terceiro dia retornar à competição, podendo assim computar pontos normalmente.


Adotada desde o Rali da Grécia de 2004, a regra divide opiniões. Enquanto os puristas do rali dizem que o super-rali só beneficia quem sofre com quebras, as equipes acreditam que o regulamento permite uma chance dos pilotos completarem a prova e assim, ganhar experiência.


Sébastien Ogier foi um dos beneficiados pelo regulamento em 2010. O piloto da Citroën teve a suspensão quebrada no segundo dos três dias do Rali da França, mas graças à regra do super-rali, voltou à prova e alcançou o sexto posto, batendo os adversários da Ford, Federico Villagra e Matthew Wilson.

“Não sou um grande fã do super-rali”, declarou Todt, já prevendo uma oposição dos torcedores que acompanham o WRC. “Talvez os espectadores — no caso as pessoas viajarem um grande tempo para ver os carros — ficariam desapontados por não vê-los”, ponderou o dirigente.

Crítico do super-rali, o presidente da FIA considera a regra injusta e artificial. Entretanto, apesar da oposição ao regulamento, Todt deixou claro que uma possível mudança não será feita de imediato. “Talvez possamos buscar uma alternativa para testar, mas marcar pontos depois de você ter abandonado [uma especial]? Não gosto dessa filosofia, não parece natural para mim”, considerou o francês. “Temos o processo de mudança, mas antes de mudarmos, precisamos ter certeza de que será uma mudança correta”, completou.


Se a regra do super-rali não agrada Todt, esta é vista com bons olhos pelas equipes do WRC. Malcolm Wilson, ex-piloto do Mundial de Rali, pai de Matthew Wilson e atualmente diretor da M-Sport Ford, vê no dispositivo legal uma possibilidade para que pilotos e equipes ganhem experiência, independente de uma possível quebra ou abandono durante as especiais das provas do campeonato.

“Custa muito para as equipes privadas, do Mundial Junior e do Super 2000 andar o mundo inteiro e quando eles abandonam no estágio de abertura, todo o dinheiro e o esforço são desperdiçados”, falou o britânico. “Mas o super-rali lhes dá uma chance para ganhar experiência. Isso mantém os carros nos estágios e isso é bom”, complementou o diretor da M-Sport.

MITSUBISHI LANCER RACING LIDERA T1

A quinta especial do Rally Dakar 2011 entre as cidades chilenas de Calama e Iquique foi toda no deserto do Atacama: 423km de trecho cronometrado fora de estrada e com a chegada das dunas. 




O Mitsubishi Lancer Racing, dos brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, foi mais uma vez espetacular, chegando em primeiro lugar na categoria gasolina (T1.1) com o tempo de 5h10min23s. Esta marca fez a dupla brasileira chegar em oitavo na especial de hoje, melhorando em duas posições o resultado de ontem (06/01). Spinelli e Haddad ocupam a oitava colocação na classificação geral dos carros 1h33min34s atrás dos líderes espanhóis Sainz e Cruz (15h45min48s). Os campeões da quinta etapa foram os franceses Peterhansel e Cottret com 04h33min19s.




"Foi o dia mais duro até agora. O piso estava ruim, com valetas gigantes e a chegada das dunas. Mas felizmente não tivemos nenhuma atolada e o Lancer foi mais uma vez sensacional, superando todos os desafios. Fizemos a especial inteira num bom ritmo, sem nos expor e sendo bem consistente", contou o piloto Guiga Spinelli. 




Dos 156 carros que começaram a 33ª edição do Dakar 2011, 123 largaram para a especial do quinto dia de competição. O trecho de Calama até Iquique teve um total de 459Km (36Km de deslocamento e 423Km de especial). A sintonia entre piloto e navegador foi mais uma vez fundamental na etapa de hoje e Guiga e Youssef reconheceram o papel de cada um, no grande resultado da Equipe Mitsubishi Brasil neste quinto dia de competição.




"A navegação estava muito difícil e o Youssef foi super bem, o que foi fundamental para o nosso resultado de hoje", reconheceu Guiga Spinelli




"Eu tive quer ficar muito concentrado para ajudar o Guiga com o melhor caminho. Ele também mostrou muita habilidade na transposição das dunas", elogiou Haddad.




Amanhã (07/01), o Dakar sai de Iquique em direção a Arica, última cidade chilena antes da frontera peruana. Uma montaha de areia no caminho dos competidores. A palavra de ordem será cautela pois as dunas vão aumentando a cada dia. Os pilotos precisam ter muita paciência com o "fesh-fesh" que encontrarão pelo caminho nesta parte do continente. 




"Amanhã será outro dia super desgastante, bem parecido com o de hoje. Pela primeira vez, terminei a especial bastante dolorido e já estou na regressiva para o dia do descando", compeltou Youssef referindo-se ao próximo sábado (08/01), day off do Dakar 2011.




6ª ETAPA (07/01) - Iquique/Arica

Deslocamento: 265km
Especial: 456km



RESULTADOS 5ª ETAPA NOS CARROS 




1)Peterhansel /Cottret (FRA) - 04h33min19s

2)Al-Attiyah (QAT)/Gottschalk (ALE) - 04h34min43s
3)Sainz/Cruz (ESP) - 04h36min34s
8) Spinelli/Haddad (BRA)- 5h10min23s



CLASSIFICAÇÃO PARCIAL DOS CARROS 

1)Sainz/Cruz (ESP) - 15h45min48s
2)Al-Attiyah (QAT)/Gottschalk (ALE) - 15h25min26s
3)Peterhansel /Cottret (FRA) - 15h26min03s
8) Spinelli/Haddad (BRA) - 16h50min03s 



CLASSIFICAÇÃO PARCIAL DA CATEGORIA GASOLINA T1-1

1) Spinelli/Haddad (BRA) - 16h50min03s 
2) Roma (ESP)/Picard (FRA) - 17h30min27s

SORDO CONFIRMA COM A MINI

Finalmente Daniel Sordo anunciou seu futuro no Mundial de Rali. O espanhol de 27 anos, dispensado da Citroën, assinou contrato com a Mini para disputar a temporada do WRC em 2011



Enquanto o mundo do futebol acompanha o desfecho da ‘novela’ Ronaldinho Gaúcho, Daniel Sordo, depois de vários meses de espera e especulações, anunciou seu futuro no WRC. Cortejado por Ford e Mini depois de ter sido dispensado da equipe de fábrica da Citroën — para dar lugar a Sébastien Ogier —, o campeão mundial junior de rali em 2005 anunciou que correrá pela nova equipe alemã em 2011, tendo como companheiro o britânico Kris Meeke, que correu nos últimos anos no IRC, o Desafio Internacional de Rali.


O espanhol de 27 anos se mostrou empolgado com os novos rumos de sua carreira, depois de ficar cinco anos na Citroën. “Há um entusiasmo muito grande em torno da volta da Mini ao WRC, e fazer parte desta nova equipe é uma grande chance para mim”, declarou Sordo, animado por trabalhar ao lado de Meeke.

“Tenho a certeza que a Mini terá um grande futuro na competição. Estou com muita vontade de trabalhar com o Kris Meeke, que fez um teste muito bem sucedido na Sardenha [Itália] em novembro do ano passado”, complementou.

Já o diretor da Mini para o WRC, Wolfgang Armbrecht, afirmou que a nova dupla representa fielmente a filosofia que a equipe deseja apresentar no próximo Mundial. “Tanto o Dani quanto o Kris se enquadram muito bem no conceito da marca Mini e podem dar ao programa no WRC, não só experiência e velocidade, bem como o espírito necessário para a construção da equipe”.

David Richrads, diretor da Prodrive, parceira técnica da Mini no projeto para o Mundial de Rali, vê a equipe no caminho certo depois da contratação de Sordo. “Dani tem apenas 27 anos, mas é um dos pilotos mais experientes no WRC e vem competindo no mais alto nível nos últimos cinco anos. Acredito que com o novo Mini WRC, ele poderá agora dar um próximo passo com vitórias e disputar o título”, comentou o britânico, otimista.


A programação da Mini-Prodrive prevê que a dupla Sordo/Meeke participe pelo menos de seis provas da temporada de 2011, como preparação para o próximo ano, quando a escuderia almeja disputar o campeonato completo com o Mini Countryman WRC. Como parte do planejamento da escuderia, a Prodrive criou a Brazil World Rally Team, que terá o brasileiro Daniel Oliveira e o português Carlos Magalhães na disputa do Mundial na categoria S2000, destinada à carros de produção, com um Countryman adaptado.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FALTAM 18 DIAS PARA A LARGADA DO TRANSPARANÁ

Roteiro:


22/01/2011 - GUAIRA  ( INSCRIÇÃO E VISTORIA )

23/01/2011 - GUAIRA ( SUPER PRIME )

24/01/2011 - GUAIRA  -  CASCAVEL

25/01/2011 - CASCAVEL - CAMPO MOURÃO

26/01/2011 - CAMPO MOURÃO - APUCARANA

27/01/2011 - APUCARANA - TELÊMACO BORBA

28/01/2011 - TELÊMACO BORBA - CURITIBA

29/01/2011 - CURITIBA - CAIOBA ( FESTA DE PREMIAÇÃO )



TRANSPARANÁ 2011

Mais de 25 mil em prêmios no Transparaná 2011
Pilotos vencedores de cada categoria receberão uma chave para concorrer a uma scooter
O Jeep Clube de Curitiba está preparando um novo Transparaná para a edição 2011, mais profissional e com desafios de tirar o fôlego. Além disso, muitos prêmios aguardam pelos pilotos e navegadores que chegarem ao topo do pódio. São cerca de R$ 25 mil em prêmios, entre eles uma scooter da Northstar, modelo Bella 0 km. A prova acontece de 23 a 29 de janeiro, largando de Guaíra, no oeste do Paraná, e finalizando o desafio de aproximadamente 1.500 quilômetros em Caiobá, no litoral do estado.

As duplas vencedoras das categorias Master, Graduados, Jeep e Junior ganharão uma chave premiada. Aquela que fizer funcionar a scooter da Northstar (www.northstarmotors.com.br), leva para casa o veículo 0 Km. Os vencedores de cada categoria também ganham um par de amortecedores offshox da Offlimits e uma hospedagem de um fim de semana para duas pessoas no Resort Costão do Santinho, em Santa Catarina.

Além da premiação, serão sorteados quatro guinchos da Ekron entre os participantes, dois do modelo E9500 e dois do E12000, um para cada categoria. Também serão sorteados entre todos os competidores uma inscrição para o Rally Berohokã 2011 e meia inscrição para o Transcatarina 2011. Os participantes da Turismo, categoria de passeio destinada a iniciantes, concorrem a um jogo de pneus maxxis, oferecido pela Manute Off-Road.

"São muitos prêmios, mas o que vai fazer a cabeça de pilotos e navegadores é esse novo evento que estamos preparando, com trilhas inéditas e muita adrenalina. Será uma grande aventura", garante o presidente do Jeep Clube de Curitiba, Rone Branco. Entre as novidades da 17ª edição do Transparaná está um super prime, prova que será disputada no dia 23 (domingo), em Guaíra, prometendo aquecer todas as duplas. O desafio define o grid de largada da primeira de 12 etapas do Transparaná 2011.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Transparaná, no www.transparana.com.br ou diretamente na Secretária do Jeep Clube de Curitiba, na Rua Dr. Nelson de Souza Pinto, 1298, no bairro Ahú. Mais informações pelos telefones: (41) 3352-5063 e 7816-1087.

Atendimento à Imprensa:
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalista Bebel Ritzmann - (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - (41) 9221-8977

DACAR: SAINZ SOCORRE PILOTA INCONSCIENTE

Prestes a completar o quinto dia de competições do Dacar 2011, a prova continua a fazer suas vítimas, no entanto, nenhuma delas fatal. Na última quarta-feira (5), durante o deslocamento de 554 entre Jujuy até o início da especial, na estrada chamada Paso de Jama, a pilota Jennifer Morgan, de 41 anos, sofreu um grave acidente após cair de sua moto Yamaha e ficou inconsciente por alguns minutos, sofrendo também uma fratura na tíbia.





Prestes a completar o quinto dia de competições do Dacar 2011, a prova continua a fazer suas vítimas, no entanto, nenhuma delas fatal. Na última quarta-feira (5), durante o deslocamento de 554 entre Jujuy até o início da especial, na estrada chamada Paso de Jama, a pilota Jennifer Morgan, de 41 anos, sofreu um grave acidente após cair de sua moto Yamaha e ficou inconsciente por alguns minutos, sofrendo também uma fratura na tíbia.


Outro competidor lesionado na quarta especial foi o holandês Jes Munk, que também disputa o Dacar na categoria motos, com um veículo da Aprilla. O piloto também foi removido ao hospital de Cobre, onde ficou diagnosticada uma fratura não exposta em seu braço esquerdo. Entretanto, segundo o periódico local, Munk passa bem.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

147 É LENDA PARA UNS E ODIADOS POR OUTROS


O Rali Dacar é pródigo em histórias curiosas. E a edição de 2011 mal começou, mas já garantiu um episódio sensacional.
No caminho entre Córdoba e San Miguel de Tucumán, Robby Gordon perdeu o controle de seu imponente Hummer, que ao bater em uma enorme rocha, teve a suspensão dianteira danificada, ficando sem condições de trafegar, por estar preso à grande pedra. O norte-americano, que vinha numa boa oitava colocação, perdeu mais de 40 minutos tentando, sem sucesso, recolocar o veículo de volta à pista.
Para a sorte de Gordon, apareceu um prestativo espectador argentino, que colocou seu Fiat 147, da mesma cor do Hummer, à disposição para desatolar o carro do norte-americano. Ex-piloto da Indy e agora na Nascar, Robby manobrou o 147, que, com muita competência, conseguiu remover o milionário veículo laranja do local.
Gordon finalmente conseguiu chegar a Tucumán, terminando a segunda especial do Dacar em 47º. E ele só continua na prova graças à ajuda salvadora do guerreiro Fiat 147.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Brasil World Rally Team


O primeiro carro da Mini de equipe privada no Mundial de Rali será pilotado pelo brasileiro Daniel Oliveira a partir do Rali de Portugal, na classe S2000. A navegação ficará por conta de Carlos Magalhães

Daniel Oliveira ficará a cargo de guiar o primeiro Mini de equipe privada no Mundial de Rali. O brasileiro de 25 anos, que correu no IRC — Desafio Internacional de Rali — em 2010, assinou um contrato com a Prodrive, empresa de David Richards que é parceira da Mini no projeto para o WRC, vai correr com um Mini Countryman adaptado à categoria S2000 a partir do Rali de Portugal, entre 24 e 27 de março.
De acordo com o site oficial do WRC, Oliveira comandará o Brasil World Rally Team, equipe fundada por Richards e composta por engenheiros britânicos. A programação da Prodrive prevê que o brasileiro dispute dez etapas do Mundial de Rali em 2011, com a estreia do novo time marcada para Portugal.
Oliveira terá como parceiro o navegador português Carlos Magalhães, com quem dividiu a condução do Peugeot 207. O projeto faz parte do processo de adaptação da montadora ao rali antes desta ingressar definitivamente na divisão principal do WRC em 2012.

Richard Taylor, diretor de desenvolvimento de negócios da Prodrive, afirmou à revista britânica ‘Autosport’ que a disputa do Rali de Portugal com o Mini de equipe-cliente guiado por Oliveira é o primeiro passo antes de consolidar o Countryman WRC na categoria.

“É provável que ele [Daniel] vá competir no Mundial com este carro antes da equipe oficial da Mini chegue à categoria com o Countryman WRC”, afirmou o britânico. O modelo que a fabricante já apresentou no fim do ano, na Europa, já está em fase de testes com Kris Meeke. A Mini estuda a contratação de Daniel Sordo para conduzir um de seus carros de fábrica, após o espanhol ter sido dispensado da Citroën no fim da temporada de 2010.

Raikkonen coloca carreira em xeque


Abalado com a perda repentina do pai e grande incentivador da carreira, Matti, Kimi Raikkonen interrompeu as negociações para correr em 2011, de acordo com o jornal finlandês ‘Iltalehti’.

Faltando poucos dias para o Natal, Kimi Raikkonen foi surpreendido com a notícia da morte repentina de seu pai e maior incentivador na carreira, Matti Raikkonen, que tinha 56 anos. O fato deixou muito abalado o campeão mundial de F1 em 2007 e atualmente piloto do WRC. Antes do infortúnio, o finlandês negociava a permanência na Citroën Junior, mas também era cogitado para correr com um Ford ao lado do amigo Ken Block.


Entretanto, desde o falecimento de Matti, Raikkonen interrompeu as negociações para buscar uma vaga para correr no Mundial de Rali neste ano, colocando em dúvida até mesmo sua carreira no automobilismo.

Em entrevista para o periódico finlandês ‘Iltalehti’, o navegador de Kimi no WRC, Kaj Lindstrom, confirmou que o compatriota deixou de lado, pelo menos, por enquanto, qualquer negociação visando a temporada de 2011 da categoria. “Desde a morte de Matti Raikkonen, todos os planos de Kimi estão congelados”, declarou o nórdico.

Apesar da tragédia familiar vivida por seu companheiro de equipe, LIndstrom espera que Raikkonen siga no WRC. “Vamos esperar que ele fique no rali. As chances de sucesso são maiores no segundo ano do que no primeiro, porque você não tem de aprender todas as coisas o tempo todo”, acrescentou.

Sainz fatura 2º estágio do Dacar


Dia 2
Córdoba (ARG) – San Miguel de Tucumán (ARG)
Distância total: 440 km
Trecho cronometrado: 324 km
Carlos Sainz e Lucas Cruz levaram a Volkswagen ao segundo êxito consecutivo no Dacar 2011. A dupla espanhola foi suprema durante a especial disputada nesta segunda-feira (3),

entre Córdoba e San Miguel de Tucumán, na Argentina. Com 3h11min28s, o atual campeão da prova deixou para trás os companheiros de equipe Volkswagen, Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk. Stéphane Peterhansel, que na maior parte do percurso de 324 km ficou na segunda colocação, fechou a etapa em terceiro.

Ginniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz, com o Volkswagen de numeral 308, finalizaram a especial em quarto, seguidos por três carros da BMW. O local Orlando Terranova, ao lado do luso Filipe Palmeiro, completou a etapa em 3h17min11, enquanto Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin fecharam a lista dos seis primeiros, à frente da dupla Leonid Novitskiy/Andreas Schulz, que passou pelo último posto de cronometragem em sétimo.

Na sequência, Gerlain Chicherit e Michel Perin levaram o Mini Countryman a uma boa oitava colocação, atrás somente dos dominantes Volkswagen e BMW, embora o carro da dupla francesa seja praticamente todo desenvolvido e equipado com as peças — sobretudo o motor — do BMW X3 CC.

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad continham desempenhando um bom papel no Dacar. A dupla brasileira fechou a especial na nona colocação com o Mitsubishi Lancer, a 17min47s de Sainz. Pela equipe Petrobrás, os também brasileiros Marlon Koerich e Emerson Cavassin completaram a especial na 16ª posição.

Robby Gordon era o quinto colocado quando teve de parar para fazer reparos em seu Hummer na metade final do segundo estágio. O infortúnio fez com que o norte-americano perdesse mais de 35 minutos, abandonando as chances de faturar um bom resultado nesta segunda-feira.